Remuneração de Hospitais e Honorários Médicos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que a ideia de pagamento por performance deverá ser debatida e levar em conta a melhoria dos processos de trabalho e os resultados assistenciais obtidos. A agência diz ainda que a prática de bonificação de profissionais em função da quantidade de exames solicitados é contrária ao código de ética médica e ao entendimento da ANS, que condena essa prática.


A exemplo disso, a agência criou no início deste ano dois grupos de trabalho distintos: Remuneração de Hospitais e Honorários Médicos.


O primeiro deles é formado por representantes de entidades hospitalares e de operadoras de planos de saúde e tem como objetivo definir um novo modelo para a sistemática de remuneração dos hospitais que atuam na saúde suplementar.


Esse grupo de trabalho tem como meta desenvolver novas sistemáticas que remunerem os hospitais adequadamente pelos serviços prestados, tornando esses a sua fonte de receita primária.


Já o grupo de Honorários Médicos é composto por representantes de entidades médicas e por representantes de operadoras e visa a debater critérios técnicos a serem adotados na hierarquização dos procedimentos médicos, tomando como base a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), elaborada pela Associação Médica Brasileira (AMB), bem como a discutir critérios de reajuste para a recomposição do ganho médico.


A meta deste grupo é debater os critérios de reajuste dos valores dos serviços prestados de forma a manter o equilíbrio econômico-financeiro dos prestadores de serviços e dos contratantes.