Carta aos médicos e a população – Médicos salvam vidas

Em meio a tantos acontecidos e acusações contra médicos é importante analisar os fatos de forma consciente antes de qualquer pré-julgamento. Pois, uma categoria que se dedica a salvar vidas não pode ser condenada por ações individuais. Todos os dias milhares de pessoas se recuperam de problemas graves devido a competência de um profissional médico e das equipes de saúde. Neste momento, enquanto este texto é lido uma vida está sendo salva em Campo Grande e em tantos outros lugares do mundo. Neste minuto, muitos profissionais estão em plantões, e outros há horas trabalhando em uma mesa de operação, para que aquele enfermo se recupere e volte a ver sua família. Uma noite de sono bem dormida é um luxo para este profissional, que dedica finais de semana, dia das mães, natal e tantas outras datas importantes e comemorativas junto á família, deixando-a de lado porquê precisa atender quem necessita.
Por isso, julgar toda categoria pela má conduta de alguns, mostra falta de respeito, descaso, desvalorização e irresponsabilidade por parte de quem acusa e julga. Sendo assim, o Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos), repudia todos os ataques que estão sendo feitos aos profissionais de forma negligente, sem a mínima preocupação com o que isso pode trazer á classe, gerando violência e instigando a população a desacreditar do trabalho realizado pelo médico. É triste, ver colegas dedicados à medicina por uma vida inteira sendo prejudicados por agressões físicas e verbais por aqueles que pensam estar fazendo justiça sem medir as consequencias de seus atos. Sabemos que muitos pacientes são induzidos a fazer acusações contra médicos, influenciados por pessoas inescrupulosas cujo intuito é somente tirar proveito financeiro e se autopromover.

O Sinmed-MS entende que alguém que descumpre o juramento médico deve ser punido nos rigores da lei, mas não aceita a generalização das acusações, tanto quanto os pré-julgamentos, pois o dano para os profissionais compromissados são irreversíveis.

Sinmed-MS