O compromisso da EPM com a medicina ultrapassa os limites da formação, da pesquisa e do aprimoramento nos hospitais. Desenvolver projetos sociais é outro viés importante e que conta com o apoio e a dedicação de professores e alunos. O mais recente, também primeiro no formato, é o PSF Fluvial, em parceria com a Marinha brasileira. Equipes formadas por residentes de várias especialidades vão às regiões ribeirinhas da Amazônia, e por 15 dias prestam assistência à comunidade. Recentemente, foram feitas 1.500 consultas, com 100 cirurgias simples. Também há estudos voltados ao perfil e às necessidades locais, com análise de etnia, nutrientes faltando e doenças mais comuns.
“Esse programa se efetivou em 2013. Fomos duas vezes para lá e agora vamos tentar encurtar o intervalo entre as visitas. A intenção é prestar atendimento permanente”, conta o diretor da Escola Paulista de Medicina, Antonio Carlos Lopes. “Isso é produção científica voltada para a comunidade, extensão e compromisso social. Há, nessas ações, respeito ao ser humano”, conclui.
A sessão solene ocorrerá no Salão Nobre da Câmara, tendo a EPM o diretor Antonio Carlos Lopes a representá-la. Além do homenageado e do vereador Gilberto Natalini, estão convidados a compor a mesa José Américo, presidente da Câmara dos Vereadores, o deputado federal Newton Lima, a reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, Ronaldo Laranjeira, presidente da SPDM, José Roberto Ferraro, superintendente do Hospital São Paulo, Helena Nader, presidente da SBPC, Rosana Fiorini Puccini, diretora do Campus São Paulo da Unifesp, o General Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante do Comando Militar do Sudoeste, Major Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta, Comandante do IV Comando Aéreo Regional, Vice-Almirante Liseo Zampronio, Comandante do 8º Distrito Naval, Edmundo Carvalho Mauad, diretor do Hospital do Câncer de Barretos.