Segundo o presidente da Cosmam, o vereador e médico Thiago Duarte, a modificação dos horários registrados nos pontos eletrônicos é ilegal, trata-se de falsificação de documento público. Ele e os demais integrantes do grupo ouviram os trabalhadores e representantes do SIMERS, Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus), Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O assunto ganhou notoriedade com a paralisação, realizada nos dias 26 e 27 de março, quando os servidores se mobilizaram reivindicando negociar com a gestão, entre outros itens, insalubridade grau máximo para todos os trabalhadores.
Alguns relatos dão conta de dezenas de dias descontados indevidamente dos funcionários, inclusive com incoerências de pagamentos por chamada extra, entre outras denúncias, como assédio moral. Conforme um servidor que foi agredido por familiar de paciente no PACS há cerca de 20 dias, ele não pode ter acesso aos vídeos das câmeras de segurança para comprovar o atentado. Também foi punido, perdendo um dia de folga, por ter sido afastado após o incidente.
O dirigente do SIMERS lembrou que ao registrar os horários de chegada, saída e intervalo de trabalho não é emitido comprovante. Assim como ele, outros trabalhadores questionam a eficiência do sistema utilizado. Mesmo podendo acessar os registros no sistema da prefeitura, eles queixam-se da alteração manual dos horários, que é realizada por uma enfermeira. Uma servidora garantiu ter como comprovar em um só dia mais de três registros diferentes ao que ela de fato praticou.
Duarte garantiu que além de procurar o MPT, será encaminhado pedido de informações sobre o processo de compra do sistema de ponto eletrônico para entender como se desenvolveu a licitação, além da solicitação de audiência pública com o prefeito da Capital, José Fortunati. A Cosmam realizará ainda uma nova audiência pública apresentando os relatos dados nesta terça-feira, além das fotos e vídeos coletados durante as vistorias do grupo aos pronto-atendimentos e hospitais.