II Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras e o I Fórum Médico Jurídico, realizados

II Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras e o I Fórum Médico Jurídico, realizados nos 29, em Manaus (AM), e que se estenderam por mais de 12 horas em cada um dos dias, contou em seu último dia com cinco mesas de debates que abordaram a contribuição das forças armadas no atendimento de saúde em locais de difícil acesso, carreira médica de estado, saúde indígena, sistema pericial, biodiversidade da Amazônia, além de temas livres.

Na mesa que debateu carreira médica, o secretário de Comunicação da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Jorge Darze, participou como moderador e fez discurso em que expôs suas observações a respeito da carreira médica e afirmou que “o Estado Democrático de Direito foi violado” pelas ações do atual governo.

Outra palestra que conseguiu bastante participação do auditório foi a que abordou a pedofilia, feita pelo deputado estadual Luiz Castro de Andrade Neto, e que orientou os médicos em como deveriam se portar no caso de se depararem com alguém com sintomas de abuso.

O conselheiro Fiscal da FENAM, Carlos Frias, expôs suas experiências no atendimento aos indígenas e apontou as diferenças de cada etnia. O diretor ainda observou que “eles não comiam sal nem açúcar, portanto não encontramos nenhum diabético e nenhum hipertenso”.

A delegada da Mulher, Andrea do Nascimento Pereira, fez resumo dos casos que enfrenta diariamente na defesa da mulher e criticou de maneira veemente a “brincadeira” que alguns fazem ao dizer que algumas mulheres gostam de apanhar e questionou “por que o homem não briga com seu colega de bar? Só briga com a mulher?”.

O vice-presidente da FENAM, Mário Vianna, que é também presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (SIMEAM) e idealizador do Congresso, celebrou o sucesso do encontro, que contou em média, em cada uma das mesas com 300 pessoas no auditório. Mário afirmou que a expectativa é que essas pessoas que participaram e que assistiram sirvam como multiplicadores do conhecimento, e levem a experiência para sua vida. Mario afirmou ainda que “apesar de estar muito cansado, considero o encontro um verdadeiro sucesso. Agradeço a todos que vieram para assistir ou participar”.

Também participaram do evento o diretor de Assuntos Jurídicos da FENAM, Eglif de Negreiros, e o diretor de Saúde Suplementar da FENAM, Antônio José dos Santos.