O Ministério da Saúde está contratando médicos nas especialidades de clínica médica e medicina intensiva para atuar em localidades do estado do Amazonas que atingiram estágio crítico na pandemia da Covid-19, no âmbito do programa O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde.
Os contratos são temporários e a remuneração segue o padrão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mais adicionais de insalubridade e de trabalho noturno, hospedagem e alimentação.
Em face da emergência sanitária em curso, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) inventiva a participação dos médicos que têm disponibilidade no socorro às vítimas do novo Coronavírus.
Segue abaixo a carta convite do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde através, Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, entra em contato para verificar a sua disponibilidade para atuar no enfrentamento à COVID-19 na região do Amazonas, especificamente nas cidades de Manaus, Tabatinga, Itacoatiara e Manacaparu.
A contratação temporária será realizada em caráter excepcional, por um mês, passível de prorrogação, tendo como base a Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993. Estão vedadas, nos termos da lei, as contratações dos profissionais que possuam vínculo empregatício (estatutários ou empregados públicos) com a administração pública direta ou indireta.
Os profissionais de saúde que estiverem dispostos a atuar, dentro da necessidade solicitada pelos estados e municípios, deverão:
– Possuir certificado de conclusão do curso a distância dos protocolos oficiais de enfrentamento à COVID-19;
– Não ter mais de 60 anos;
– Não ser portador de doença crônica descompensada que possa ser classificada como “grupo de risco da COVID-19”.
Os profissionais receberão salário base, acrescido de adicional de insalubridade, compatível com a carga horária específica da sua profissão. Aqueles que estiverem dispostos a atuar deverão preencher o formulário.
A contratação só será efetivada após a conclusão do curso Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19), cujo acesso foi encaminhado por e-mail do Ministério da Saúde, após a efetivação do cadastro.
A confirmação da disponibilidade não garante a efetiva contratação, mas, sim, participar do processo de recrutamento para atuação no enfrentamento à COVID-19 no Estado do Amazonas, que dará prioridade ao local de residência, perfil profissional compatível com as necessidades dos gestores locais e conclusão do cadastro na Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”.