No início de março, precisamente no dia 17, Dr. Marcelo Santana, em visita de rotina a Aquidauana, tomou conhecimento de que, os médicos que atuam no Hospital Regional do município estão sem receber suas remunerações, na ocasião, desde o mês de dezembro de 2019. Em razão desta situação de inadimplemento, a categoria analisou a possibilidade de suspensão da prestação dos serviços, o que evidentemente causaria prejuízo direto à população.
Reuniões foram feitas com gestores do município e hospital, mas nada foi solucionado. O Sinmed MS recorreu, então, ao Ministério Público Estadual, solicitando auxílio para resolver a questão do atraso salarial, para que médicos e sociedade não fossem prejudicados, mas infelizmente o recurso foi negado.
O Hospital Regional é um estabelecimento beneficente, responsável pela prestação de serviço essencial à comunidade aquidauanense e comunidades indígenas adjacentes ao município. Seus gestores não deveriam, jamais, desrespeitar os profissionais que ali trabalham, tirando-os o direito de receber a remuneração que lhes é devida.
O Sinmed MS não vai desistir, iremos levar a questão ao conhecimento do Ministério Público do Trabalho (PRT24), bem como ao Ministério Público Federal (uma vez que envolve hospital vinculado ao SUS).