Médicos da Santa Casa, com vínculo celetista, decidiram ontem (15) durante Assembleia Geral virtual, paralisar os atendimentos a partir de sábado (19) às 19h.
Tal decisão deve-se ao fato do salário do mês de novembro, a primeira parcela do 13º e horas extras estarem atrasados.
O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul irá comunicar oficialmente as entidades e em 72 horas, caso o pagamento não seja efetuado, cerca de 300 médicos irão paralisar em 70% os atendimentos ambulatoriais e 30% os serviços de urgência e emergência.
Sinmed MS recebeu informações também, de que médicos PJs e Autônomos das especialidades de Urologia, Otorrino, Cirurgia Cardíaca, Neurocirurgia, Neuropediatria, já estão com serviços ambulatoriais e eletivos paralisados.
Há anos, e mesmo com um aporte de verbas públicas cada vez maior, a gestão do hospital encontra dificuldade em honrar os contratos com as diversas especialidades médicas que compõem o competentíssimo Corpo Clínico da Instituição. Esses especialistas possuem um papel essencial, são a engrenagem para a manutenção da qualidade e da assistência aos pacientes, sempre prezando pela ética e as boas práticas.
O atraso salarial dos médicos da Santa Casa é um problema crônico longe de ser sanado. Há anos os gestores do hospital não conseguem manter o compromisso básico de manter em dia o salário dos funcionários. Não há justificativa plausível para a persistência de tal situação, não convém atribuir a responsabilidade às entidades governamentais, pois a relação de trabalho é entre hospital e médicos. Portanto, medidas devem ser tomadas para evitar o descumprimento das obrigações trabalhistas.
Diante deste obstáculo enfrentado pela categoria, ano a ano, o mais prejudicado é a população, que depende deste atendimento. Por esta razão, pedimos o apoio e compreensão da sociedade. Todos merecemos respeito!
O Sindicato dos Médicos não medirá esforços para negociar a regularização salarial e evitar que este episódio continue se repetindo.