Em apoio à campanha Março Lilás, que previne e combate o câncer do colo do útero, o SinMed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), iluminará a fachada da entidade toda terça-feira, como forma de lembrar a importância dos exames preventivos para diagnóstico e tratamento da doença. Conforme o Inca (Instituto do Câncer), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o câncer de colo uterino, com exceção do câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.
O objetivo do sindicato é alertar as mulheres sobre a importância da realização do exame preventivo, também conhecido como Papanicolau. Assim, é possível identificar lesões as quais desencadeiam a evolução da doença. O diagnóstico precoce é fundamental para eficácia do tratamento e garantia de cura.
De acordo com o Inca no ano de 2019, em torno de 6.500 mulheres foram a óbito no país, por conta da doença e em 2020, teve estimativa de 16.710 novos casos. Porém, quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são maiores que 99%. Mas, é preciso atenção, já que a doença se inicia de forma silenciosa, e com o avanço pode surgir sangramento, corrimento e dor.
Segundo o presidente do SinMed-MS, Marcelo Santana, as mulheres devem todo ano procurar seus médicos para realização do exame, que pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública.
“Nós entendemos que a conscientização sobre este assunto é indispensável a toda população. Por isso, como forma de contribuir para a conscientização do tema, o SinMed-MS destacará a fachada de sua sede com a cor lilás toda terça-feira do mês de março e abordará alguns tópicos sobre o assunto em suas redes sociais”, finaliza Marcelo Santana.