+55 (67) 3384-2048
sábado, 06 de junho de 2020

COMSU avalia ano produtivo e avanços do movimento médico

10 DEZ 2012Por: Fenam12h46
Na última reunião ampliada da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (COMSU), realizada nesta quinta-feira (6), os representantes de cada estado brasileiro estiveram presentes para fazer um balanço de 2012 e traçar novas estratégias de ação conjunta para 2013. Os dirigentes das entidades médicas avaliaram que o ano foi produtivo com grandes melhorias no setor.

"O movimento médico amadureceu, os próprios médicos perceberam que precisam manter a luta, as paralisações e articulações que já foram feitas ao longo do ano de 2012. O balanço disso tudo é muito positivo", afirmou o secretário de saúde suplementar da FENAM, Márcio Bichara.

Ele ainda comentou que também houve crescimento nas tarefas de todos os estados em aderir cada vez mais ao movimento médico da Comissão Nacional da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos).

Durante a ocasião, o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá, explanou dúvidas com a compra da operadora Amil por uma empresa multinacional (UnitedHealth).

"O médico vai ter que enfrentar uma instituição mais poderosa e com grande poder financeiro, mas por outro lado, o que está acontecendo só nos faz ter mais estímulo para lutar e ter outras perspectivas para 2013".

O diretor de Defesa Profissional da AMB, Emílio Zilli, completou que na reunião ficou claro que as sociedades de especialidade, conselhos e sindicatos estão convergindo na mesma ideia. "A luta médica não é mais uma bandeira política, ela é econômica, social, é da decência e da valorização profissional".

Resumo dos avanços:
- Novas negociações e ganhos reais em vários Estados, através das mobilizações locais;
- No processo de articulação e ação das Entidades Médicas locais e nacionais para a mobilização na Saúde Suplementar;
- Lutas em favor da melhor assistência à Saúde e da dignificação da medicina;
- Agenda regulatória da ANS/2013 (relação médicos/operadora);
- Comunicação com a sociedade e com os médicos através das mobilizações.

Em janeiro a direção executiva da comissão se reúne para trabalhar o calendário de 2013 e já sinaliza uma outra reunião ampliada da COMSU entre fevereiro e março para avaliar as diretrizes do movimento médico em conjunto com as comissões estaduais.
Comentários
Veja Também