CAS pode criar subcomissão para debater financiamento da Saúde

O financiamento da Saúde será o tema da subcomissão que deve ser criada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Segundo o presidente da CAS, Waldemir Moka (PMDB-MS), a composição da Subcomissão deve ser apresentada hoje (14). A proposta, feita pelo senador Humberto Costa (PT-PE), durante a reunião dessa quarta-feira (13), reforça o movimento que está sendo feito no Legislativo para retomar as discussões sobre os recursos da Saúde.

A subcomissão deve ser oficializada, segundo informações do senador Moka, nesta quinta-feira, quando será lido o requerimento de implantação e a designação de seus membros.

Ainda dentro do escopo do financiamento, a CAS deve realizar, na próxima terça-feira (19), uma audiência pública para tratar sobre o Reajuste da Tabela SUS. O requerimento oficial deve ser apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que deve oficializar, ainda, os convidados ao debate.

Para o presidente da Frente Parlamentar, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), o envolvimento do Senado no debate sobre o financiamento e reajuste da Tabela SUS é positivo. “Ainda mais quando o requerimento parte de um senador que foi ministro, que sentou na cadeira espinhosa”, disse Perondi, referindo-se ao senador Humberto Costa. Perondi ressaltou que a criação da Comissão Especial da Câmara e, agora, da Subcomissão da CAS, para debater o financiamento da Saúde representa a reação do Parlamento.

Esses movimentos são, segundo o presidente da Frente, como um “analgésico para um paciente que está na UTI”, que são os hospitais. “A crise é verdadeira na área de média e alta complexidade. O Palácio [do Planalto] continua silencioso. O dinheiro que o Ministério da Saúde tem é insuficiente. Os Estados e municípios não suportam mais. Estão investindo acima do previsto na Constituição (12% e 15%, respectivamente). Esse protagonismo que o Legislativo ensaia talvez seja um grito poderoso. Esperamos que o seja”.

Adicionar comentário