+55 (67) 3384-2048
terça, 07 de julho de 2020

Comissão de Acidentes Domésticos inicia trabalhos

25 JUN 201000h00
SESCON SINMED
Foi realizada nesta quinta-feira, 24 de junho, a primeira reunião da recém-criada Comissão de Acidentes Domésticos. A ideia foi proposta por Rogério Toledo Jr., representante da Federação Brasileira de Gatroenterologia (FBG), e aprovada pelo Conselho Científico da AMB em maio.

Foram convidadas a integrar o grupo as Sociedades de Especialidade que cotidianamente lidam com casos de acidentes: Sociedade Brasileira de Pediatria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Brasileira de Cirurgia da Mão, Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Colégio Brasileiro de Radiologia, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Federação Brasileira de Gatroenterologia, Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sociedade Brasileira de Urologia e Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os participantes relataram quais são os tipos de acidentes mais comuns em cada área: quedas, queimaduras, escalpelamento, mordedura de animais, acidentes com as mãos, amputações, ingestão e aspiração de materiais e afogamento.

“Uma das principais considerações é que todos estes acidentes são evitáveis e, quando acontecem, trazem transtornos e podem até mudar a vida do paciente e da família. Por isso, o objetivo desta Comissão é coletar dados e materiais e iniciar um alerta maciço na sociedade”, afirmou Toledo, coordenador do grupo.

Compareceram ao encontro: Elisabeth Nogueira Martins (Oftalmologia), Heitor Barbio (Endoscopia Digestiva), Fabio Lopes Saito (Cirurgia Plástica), Miguel Akkari (Ortopedia e Traumatologia), José Atta (Clínica Médica), Dennis Burns, Renata Waksman e Marluce Vilela (Pediatria).

Comentários
Veja Também