+55 (67) 3384-2048
terça, 07 de julho de 2020

Norte e Centro-Oeste finalizam ciclo regional de debates sobre o movimento médico

07 JUN 201000h00
SESCON SINMED
A cidade de Belém foi sede do evento que encerrou o ciclo de atividades regionais que discutiu o movimento médico brasileiro. O Pré-Enem Norte/Centro-Oeste foi realizado nos dias 4 e 5 de junho e promovido pelo Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) e Sociedade Médico Cirúrgica do Estado (SMCP).
     
Estiveram em debate três grandes pautas: a formação do médico na graduação e na pós-graduação, as políticas de saúde e as condições de trabalho médico.
     
Durante a mesa de abertura os representantes debateram o ensino médico no Brasil, com palestra do secretário de Formação Profissional e Residência Médica da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Cid Carvalhaes, e do membro da Comissão de Ensino Médico do CFM, Dalvélio de Paiva Madruga, representando o coordenador da comissão, Carlos Vital.
     
Na ocasião, o coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS Remuneração e Mercado de Trabalho do Médico e 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá, relatou a situação do movimento médico e falou sobre a importância dos encontros regionais, que culminarão com a realização do Encontro Nacional. “O Enem nacional, em julho, será o momento para fazermos o novo pacto do movimento médico em relação a suas reivindicações”, definiu.
     
O coordenador do Pré-Enem Norte/Centro-Oeste, Mauro Britto, destacou a representatividade das entidades do Norte e Centro-Oeste. Para ele, foi uma oportunidade de uniformizar as propostas das regiões, facilitando as deliberações e debates que acontecerão no Enem nacional. “Ao levarmos as deliberações consensuadas na região dentro dos diversos temas discutidos, otimizaremos os trabalhos do XII Enem”, avalia.
     
 Retrospectiva – O primeiro encontro regional – Pré-Enem Nordeste – foi realizado em Natal (RN), de 29 de abril a 1º de maio. Em seguida, nos dias 14 e 15 de maio, aconteceu o encontro das regiões Sul/Sudeste, em São Paulo (SP). 
     
A etapa final que consolidará os trabalhos estaduais e regionais será o XII Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM), de 27 a 30 de julho, em Brasília (DF).
Comentários
Veja Também