+55 (67) 3384-2048
terça, 07 de abril de 2020

PI: Começa o VI Congresso sobre a Situação do Médico

06 AGO 201000h00
SESCON SINMED
O trecho que fala de saudade tirado de um poema declamado pelo ex-secretário-geral da Federação Nacional dos Médicos, Mário Fernando Lins, ao se referir ao médico José de Alencar Costa, emocionou todos os que participaram da abertura do VI Congresso Brasileiro sobre a Situação do Médico, que está sendo realizado em Teresina, Piauí. Mário Lins não foi o único a lembrar do militante aguerrido. Outros representantes de entidades também homenagearam o médico, falecido no dia 17 de julho, entregando uma placa à fámília.

O momento foi de grande comoção, mas também de fortalecimento, já que a história de luta deixada por José de Alencar no Piauí serviu de exemplo para retratar a forma como a categoria deve encarar desafios que assolam a saúde do país, como os baixos salários dos profissionais e a precariedade dos serviços oferecidos à população.

Na ocasião, também foi homenageado o médico Marcos Aurélio Rufino. "Ele merece nosso reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à categoria médica, que tanto contribuem para o desenvolvimento da medicina do Piauí", explicou a vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, Lúcia Santos.

Em seguida, o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, fez palestra sobre o novo Código de Ética Médica, que entrou em vigor em abril deste ano. Vital apontou novidades, como a previsão de cuidados paliativos, o aumento da autonomia do paciente e as regras para reprodução assistida e manipulação genética.

A abertura do evento contou ainda com a participação de médicos e entidades representativas de vários estados como Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Bahia e Alagoas. A noite terminou ao som da banda piauiense Capela, em coquetel oferecido pelo Sindicato dos Médicos do Piauí, junto com o Conselho Regional e a Associação Piauiense de Medicina.
Fonte : SIMEPI
 
Comentários
Veja Também