+55 (67) 3384-2048
domingo, 29 de maro de 2020

Concurso premia uso racional de medicamentos

24 JUL 2011Por: Ministério da Saúde18h47
SESCON SINMED
Competição tem o objetivo de estimular a produção técnico-científica sobre o tema voltada para a aplicação no SUS e em serviços de saúde

O Ministério da Saúde abre as inscrições para a terceira edição do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de agosto, por meio do site do Ministério .

Os candidatos podem escolher entre seis categorias, como tese de doutorado, dissertação de mestrado, monografia de especialização e/ou residência, e experiência bem sucedida de profissionais nos serviços de saúde, entre outras. Os ganhadores receberão menção honrosa, e os primeiros lugares de cada categoria serão premiados com valores entre R$ 5 mil e R$ 15 mil, que variam de acordo com a categoria. Além disso, os trabalhos vencedores serão amplamente divulgados, de forma a incentivar sua incorporação pelo SUS e pelos serviços de saúde.

Os concorrentes serão avaliados de acordo com o impacto de seus trabalhos sobre a promoção do uso racional de medicamentos, bem como pela aplicabilidade destes no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, são critérios de avaliação a contribuição para o conhecimento científico, a consonância com as políticas nacionais de medicamentos e assistência farmacêutica, o rigor metodológico e a qualidade do texto. O concurso compreende duas fases.

A previsão é que a divulgação dos trabalhos selecionados para a segunda fase ocorra até o dia 21 de setembro de 2011. O resultado final, com divulgação dos quatro primeiros colocados de cada categoria, sairá até o dia 2 de novembro, no endereço eletrônico . A cerimônia de entrega será realizada até o dia 15 de dezembro de 2011, em Brasília.

SOBRE O CONCURSO – O Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) foi criado em 2009, e encontra-se em sua terceira edição. Na edição de 2009, foram 103 inscrições efetivadas, e, no ano passado, 166. Segundo a comissão organizadora, a expectativa é de que os números sejam superados este ano.

O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS) e do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos (Comitê URM), cuja coordenação é formada por diversos órgãos e instituições nacionais e internacionais, como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Confira o edital do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos 2011.



 
Comentários
Veja Também