+55 (67) 3384-2048
sábado, 04 de abril de 2020

Ministro conhece experiências bem sucedidas de saúde pública na Espanha

15 MAI 2011Por: Ministério da Saúde18h48
SESCON SINMED
 
Ele conhece experiências bem sucedidas de saúde pública na Espanha e participa da Assembleia Geral da OMS, na Suíça

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpre agenda internacional na Espanha e na Suíça até a próxima quarta-feira (13). Desde a última sexta-feira, Padilha tem tido reuniões com o vice-ministro da Saúde da Espanha e gestores do setor, em Madri e Barcelona.

A expectativa do ministério brasileiro é conhecer as experiências bem sucedidas do modelo espanhol de saúde pública, organizado a partir do funcionamento da atenção básica, e fechar parcerias para transferir tecnologia e ferramentas de gestão ao Brasil.

No domingo (15), o ministro segue para Genebra, na Suíça, onde participará da 129ª Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Antes do encontro com ministros da Saúde de 193 países membros da organização, Padilha tem reuniões bilaterais com Jorge Bermudez, diretor executivo da Unitaid, agência internacional criada para expandir o acesso a medicamentos para HIV/Aids, tuberculose e malária; e com a diretora geral da OMS, Margaret Chan, e a diretora geral da Organização Pan Americana de Saúde, Mirta Roses.

A agenda contempla, no dia 16, a reunião dos chefes de delegação dos países da região das Américas, em que os governos do continente discutem e afinam sua posição em relação aos principais tópicos da agenda da assembleia mundial. Após a reunião, a assembléia é aberta com cerimônia oficial, com a presença dos chefes de delegação e demais representantes oficiais dos estados membros da OMS.

Na terça-feira (17), Padilha participa da reunião dos ministros da Saúde da UNAIDS (programa das Nações Unidas contra a Aids) da região da América Latina e Caribe e se reúne com o diretor executivo do Fundo Global para AIDS, Malária e Tuberculose, Michel Kazatchkine. Em seguida, ocorre o seminário para tratar do tema "Saúde Global: colaboração entre os países de língua portuguesa e a rede ePORTUGUÊSe", no qual o ministro exporá o programa de educação a distância das universidades públicas brasileiras (REDE RUTE) e estratégias para expandi-lo aos países de língua portuguesa em desenvolvimento. À noite, a delegação brasileira embarca de volta para o Brasil.

Durante a agenda internacional do ministro Alexandre Padilha, a secretária executiva do Ministério da Saúde, Márcia Amaral, assume o cargo de ministra da Saúde em exercício.
Comentários
Veja Também