Uma das novidades do XII Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), organizado pela Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e Federação Nacional dos Médicos, que acontece de hoje (28), até sexta-feira (30), na sede da Associação Médica de Brasília, é a transmissão ao vivo pela internet.
O XII ENEM reúne cerca de 500 lideranças médicas de todo o país, representando as áreas associativa, conselhal e sindical, e discutirá as prioridades das entidades médicas nacionais e o rumo de suas ações em defesa da saúde em geral e do fortalecimento do movimento médico nacional.
Três eixos temáticos orientarão a agenda de debates: nesta quarta-feira pela manhã começam as discussões sobre formação médica; na quinta-feira, o assunto central será mercado de trabalho e remuneração. O tema SUS, políticas de saúde e relação com a sociedade está reservado para o último dia.
O resumo das discussões do evento será condensado no documento “Carta de Brasília”, que será distribuído à sociedade e encaminhado aos candidatos às eleições 2010, como forma de contribuição do movimento médico ao aperfeiçoamento e consolidação do sistema de saúde nacional.
ABERTURA OFICIAL
A solenidade de abertura do XII ENEM está prevista para às 19h00, no auditório principal da AMBr. A presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já está confirmada. Além dele, participarão também o representante do MEC e os presidentes da AMB, CFM, Fenam, Academia Nacional de Medicina e Associação Nacional dos Médicos Residentes.