“Este é o primeiro ano que participo, mas certamente também estarei presente nos próximos”, disse o acadêmico do segundo ano de medicina da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), William de Oliveira Duailibi. Ele revela que os temas abordados foram interessantes, mas o que mais chamou a atenção foi o debate sobre a judicialização da medicina, em que envolveu discussão sobre direito individual na saúde, liberdade de prescrição médica e o papel da defensoria pública na assistência ao direito da saúde. “O tema é polêmico e os palestrantes tinham visões diferentes, isso deixou o debate rico em argumentos”, disse William.
O acadêmico Douglas Valdonato dos Santos, também compartilha da mesma opinião do colega de sala e revela que a judicialização da medicina teve uma abordagem polêmica pelos que debatiam o assunto. Ele revela que o interesse em se inscrever na jornada é pelo fato do “direito na saúde”, não ser muito discutido na faculdade, e quando isso acontece é pela visão de um médico. “Foi muito importante participar desta jornada, acredito que todos os acadêmicos de medicina deveriam se interessar mais pelo assunto, que vai fazer parte da vida profissional de todos”, disse Douglas.
Para o coordenador científico do evento, diretor do SinMed-MS e secretário geral adjunto da Fenam, João Batista Botelho de Medeiros, as palestras foram escolhidas com muita cautela para esclarecer pontos importantes na vida do médico. “Tivemos a preocupação de convidar palestrantes gabaritados para falar sobre os mais diversos temas relacionados ao direito na saúde, pois a intenção é esclarecer dúvidas e compreender como são os diferentes pontos de vistas das duas áreas e como isso reflete na vida do profissional”, disse o diretor.
Em relação à estrutura do evento ele revela que a cada ano o SinMed-MS tem se preocupado em oferecer sempre o melhor para os participantes. “Temos certeza que o público ficou satisfeito com a qualidade das palestras, mas nosso objetivo é aprimorar cada vez mais. Por isso, para o próximo ano temos a obrigação de manter o nível do evento e melhorar no que for possível nossa programação”, diz.
Realização
A III Jornada Sul-Mato-Grossense de Direito na Saúde, Jornada Fenam Médico Jurídica, aconteceu nos dias nove, 10 e 11 de novembro, no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O evento foi realizado pelo SinMed-MS (Sindicato dos Médicos), em parceria com a Fenam, ESA (Escola Superior de Advocacia) e OAB. Todo conteúdo das palestras foram gravadas e serão disponibilizadas assim que a edição for concluída.