I Congresso Regional de Medicina Legal e Perícias Médicas será no RJ

    Estão abertas as inscrições para o I Congresso Regional de Medicina Legal e Perícias Médicas, promovido pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas Rio de Janeiro – ABMLPM-RJ, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro de 2013, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo.

    Sob o tema principal "Autonomia da Atividade Pericial", a atividade é destinada a médicos de todas as especialidades, que atuem ou não como peritos ou legistas, e, também, a estudantes de medicina e residentes.

     Além do evento, a ABMLPM-RJ também realizará, no dia 17 de novembro, a prova de título de Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas.Questões de relevância técnico-profissional e importância social serão abordadas durante todo o evento, que contará com palestras e mesas redondas com representantes de todo o país.

     A exposição sobre a importância do laudo pericial médico em ações judiciais, bem como a perícia médica no acidente e na doença do trabalho, trazem ao público aspectos peculiares da profissão de perito, assim como palestras sobre a necropsia por morte de causa não violenta no IML e "Drogas, aspectos médico-legais e toxicológicos" trazem um panorama sobre a carreira de médico legista.

     Mas não é só isso, estudantes interessados nos dois segmentos podem saber mais em discussões que falam sobre a ética na perícia médica e sobre as novas perspectivas das duas especialidades (para mais informações sobre a programação, ver listagem abaixo).

     Levando em conta o caráter de entidade membro atuante da sociedade, além de ter como mote principal a autonomia da  atividade pericial, o primeiro congresso da regional Rio de Janeiro da ABMLPM tem na programação uma palestra dedicada aos "Aspectos Controversos da Lei Seca e Embriaguez", um tema que sob a ótica forense gera muitas controvérsias, principalmente no que diz respeito a comprovação médico-legal da embriaguez, já que envolve a questão da tolerância individual correlacionada com os níveis de álcool no sangue. A discussão abordará como é feita a avaliação da embriaguez pela prova testemunhal, apenas realizada por leigos, ou seja, policiais.

     Serão oferecidos, também, quatro cursos pré-congresso, que se dedicarão aos temas Avaliação Ergonômica e Ortopédica da Dor, Atualização em Psiquiatria Forense, Otorrinolaringologia para Médicos Peritos e Atualização em Sexologia Forense. As inscrições devem ser feitas por e-mail (riveirario@riveirario.com.br).

Serviço:
I Congresso Regional de Medicina Legal e Perícias Médicas
Data: 12 a 15 de novembro de 2013
Local: Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo – RJ
Informações: Tel.: (21) 3473 6114, 3063 0201 – Tel./Fax: (21) 2285 4837
Email: riveirario@riveirario.com.br

Adicionar comentário