Cardiologistas promovem curso de insuficiência cardíaca e morte súbita em Manaus

     No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano de morte súbita, a maior parte provocada pelas arritmias cardíacas. Outro problema do coração com grande incidência de morte de pacientes é a insuficiência cardíaca. Os dois assuntos são os temas centrais do PRONE (Programa Nacional de Ensino), desenvolvido pelo Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), com o objetivo de levar conhecimento para clínicos, cardiologistas, residentes e estudantes de medicina de todo o país.

   Nos dias 29 e 30 de novembro, o curso vai acontecer em Manaus. Os interessados já podem se inscrever no site www.deca.org.br.

    Segundo o diretor do DECA, Giancarlo Grossi Mota, a morte súbita é, na maioria das vezes, provocada pelas arritmias cardíacas, uma alteração do ritmo normal do coração, que provoca frequências cardíacas rápidas, lentas ou irregulares. Já a insuficiência cardíaca é a deficiência do coração em bombear o sangue, causando muitos sintomas ao paciente, como falta de ar, cansaço, internações hospitalares e aumento da mortalidade.

    “Queremos levar mais conhecimento para os profissionais que atuam no interior do país, que nem sempre têm a possibilidade de participar de Congresso e cursos de reciclagens. Reunimos os maiores especialistas da área para apresentar o que há de mais moderno no combate às doenças”, diz Giancarlo Grossi Mota.

    O encontro vai começar com um Curso Básico de Eletrocardiografia de Marcapasso para Clínico e depois será divido em 3 módulos: Módulo Estimulação Cardíaca (“Marcapasso além do BAV total”, “Insuficiência cardíaca e arritmias”, “Ressincronizadores Cardíacos: onde estamos?” e “Morte súbita: CDI sempre?”); Módulo Arritmias (“Manejo da fibrilação atrial”, “Novos anticoagulantes orais: Ainda há espaço para Varfarina?”, “Arritmias supraventriculares: O que o estudo eletrofisiológico pode oferecer?” e “Arritmias ventriculares – abordagem e estratificação de risco”); e Módulo Síncope (“Síncope”, “Arritmias no atleta”, “Ablação na FA” e “Síncope no portador de marcapasso”).

PRONE "Insuficiência Cardíaca e Morte Súbita"

Data: 29 e 30 de novembro de 2013
Local: Hotel Tropical Manaus
Endereço: Av. Coronel Teixeira 132 – Ponta Negra – Manaus – AM
Investimento: Cardiologistas e Clínicos – R$ 50,00
Residentes e estudantes de Medicina – R$ 20,00 (É necessário encaminhar comprovante para o endereço eletrônico acima)
Informações: eventos@deca.org.br

Inscrições: www.deca.org.br

Adicionar comentário