CE: Hospital Mental é incluso no Corredômetro

A Campanha ‘Corredômetro’, do Sindicato dos Médicos do Ceará em parceria com a Associação Médica Cearense (AMC), que divulga o número de pacientes ‘alocados’ em corredores de hospitais, é mais uma vez ampliada. A partir desta quarta-feira (27) passa a divulgar o número de pacientes aguardando vagas para internação no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), localizado em Messejana, em Fortaleza. Tais pacientes estão abrigados sob árvores do pátio da referida unidade de saúde.

A iniciativa atende denúncias de profissionais do hospital, que ainda relatam a falta de medicamentos. O HSM conta com quatro leitos de observação e quatro enfermarias (duas femininas e duas masculinas) que já estão superlotadas com o total 160 pacientes, quando o ideal seria 80.

IJF e HGF

A aferição referente ao Instituto Dr. José Frota (IJF) tem como fonte a ronda diária realizada pelo Sindicato no período da manhã. No HGF, além dos 37 pacientes nos corredores, há outros 24 aguardando transferência para leitos apropriados.

Divulgação

O ‘Corredômetro’ teve início no dia 21 de abril. A divulgação diária dos dados ocorre através das redes sociais oficiais e site do Sindicato dos Médicos. Posteriormente, um painel fixado em um local de Fortaleza – a ser determinado – também divulgará os números