A indicação do médico Luis Henrique Mandetta para Ministro da Saúde foi um grande acerto dentre as escolhas do futuro presidente, Jair Bolsonaro.
Durante dois mandatos, dentro do Congresso Nacional, Mandetta foi um defensor do exercício da Medicina e da formação dos profissionais da saúde.
Como presidente da Frente Parlamentar da Medicina, da Câmara dos Deputados, se posicionou contra o projeto Mais Médicos da forma como ele foi implementado; tem lutado pela aprovação do projeto de lei que regulamenta a revalidação do diploma e pressionado para acabar com o ciclo de proliferação de escolas médicas sem qualidade de ensino no Brasil. Em sua fala, reforçou o seu compromisso com o Sistema único de Saúde. Além disso, vem auxiliando os médicos na aprovação do projeto de lei do piso salarial da FENAM.
O presidente do Sinmed, Flávio Freitas Barbosa, está confiante com a escolha do novo ministro. “Mandetta sempre esteve ao lado dos médicos sul-mato-grossenses. É muito importante, que a pessoa que assuma a pasta da Saúde no Ministério de Jair Bolsonaro, esteja consciente do cenário em que nós médicos vivemos. Mandetta, sem dúvida, reúne capacidade, experiência, conhecimento e compromisso para assumir a função. Sua trajetória na medicina e na política o qualificam para esta nova etapa. Temos plena confiança, de que, Mandetta assumindo o Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul e o Brasil irão prosperar nesta quesito”. Afirmou.