Sinmed MS apresenta balanço de ações em 2020

A gestão do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul apresenta o balanço de suas principais ações durante este ano de 2020. Foram meses de intenso trabalho, sempre no sentido da defesa da categoria, da luta por melhores condições de trabalho dos médicos Sul-Mato-Grossenses e de um melhor atendimento à saúde da população.

Iniciamos o ano celebrando os 40 anos do sindicato, rememorando as conquistas realizadas pelos ex-presidentes e suas diretorias. Criamos uma parceria com a Central Estadual de Transplantes (CET), em prol da doação de órgãos.

Com o pico da pandemia, entramos na era digital e realizamos lives com temas de relevância para a categoria, fizemos também, em parceria com a rádio Blink 102 e o Corpo de Bombeiros Militar, doações de EPIs para hospitais do interior e da Capital.  Com o clube de Mães da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Loja Maçônica Força e União, doamos máscaras aos profissionais da linha de frente no combate à Covid-19. Começamos a integrar o Comitê Estadual do Fórum do Judiciário para a Saúde, sob a coordenação do Desembargador, Nélio Stábil. Estivemos em diversos veículos de comunicação alertando e ressaltando a importância em respeitar as medidas de proteção contra a Covid.

Realizamos visitas técnicas nas UPAs, CRSs e hospitais, onde representantes do Sinmed vistoriaram as instalações, conversaram com o corpo clínico e demais profissionais da saúde e encontraram algumas demandas a serem melhoradas. Durante estas visitas, viu-se a necessidade de um reforço na segurança dos funcionários e pacientes, baseado nisso, o Sinmed solicitou uma reunião com o secretário de Saúde, Dr. José Mauro, o Secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, a superintendente de serviços de saúde, Ana Paula Resende e o superintendente do comando da guarda civil municipal, Anderson Gonzaga para definir estratégias que atendam as demandas de segurança nas unidades públicas de saúde.

Sinmed MS também esteve presente no interior do Estado, mediando negociações salariais e atrasos na remuneração. Elegemos delegado sindical para representar os municípios de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Iguatemi, Juti e Mundo Novo. Doamos EPIs aos profissionais da saúde. Denunciamos irregularidades no Hospital Municipal de Naviraí, que acatou as solicitações, realizando as melhorias necessárias.

Durante anos de luta, conseguimos que fosse sancionada lei que institui o Plano de Cargos e Carreira dos médicos da PMCG, agora precisamos continuar lutando para que a lei entre em vigor, e para isso precisamos da colaboração de todos os médicos que compõem o quadro da prefeitura.

Participamos da elaboração de um projeto de Lei que visava o pagamento de adicional de insalubridade aos profissionais da saúde da linha de frente no combate ao novo coronavírus.

Após denúncia de que residentes estavam sendo obrigados a cumprir carga horária e realizar plantões nas unidades de combate à Covid-19, fora do estabelecido pelo programa oficial de residência médica, Sinmed solicitou esclarecimentos e a situação foi resolvida.

Ministério Público Federal (MPF) em Dourados recomendou ao superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) que colocasse em efetivo funcionamento, 15 novos leitos de UTI para tratamento da covid-19 na unidade hospitalar, porém, não havia equipe multidisciplinar capacitada para tal trabalho, e isso resultou em denúncia ao Sinmed, pedindo com urgência a intervenção da entidade, que imediatamente solicitou providências, não só em Dourados, mas como em outras unidades hospitalares no Estado.

Ajuizamos ação, na Justiça do Trabalho, para que a Santa Casa recolha, para os médicos celetistas, as parcelas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS que estão em atraso desde novembro de 2018.

Contribuímos com a democracia, recebendo candidatos à prefeitura de Campo Grande para exporem suas propostas de trabalho em relação à saúde. Participamos da reunião para unificação das federações médicas FMB e Fenam. Fechamos diversos convênios para beneficiar os associados, entre eles com a Unimed, oferecendo desconto especial para os médicos.

Essas e outras ações foram realizadas graças à confiança que nossos associados depositam na entidade. E para continuarmos a luta por melhorias, precisamos de todos vocês. Agradecemos também nossos colaboradores e parceiros que se dedicam a oferecer um atendimento de excelência aos médicos associados. Desejamos que 2021 seja de muitas conquistas e trabalho!

Adicionar comentário