Reunidos nesta terça-feira, 8 de junho, na AMB, os integrantes da Comissão de Normatização do Título de Especialista retomaram as discussões sobre a aplicação de um modelo de prova para obtenção do titulo de especialista.
A representante da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Eliane Amaral, ficará responsável por redigir a proposta de exame padrão, especificando as características das provas teórica e prática.
Posteriormente, o projeto será apresentado, debatido e colocado em votação em reunião do Conselho Científico da AMB, composto por representantes de todas as sociedades de especialidade filiadas.
O trabalho da Comissão começou no ano passado, quando o grupo analisou os modelos de provas aplicadas pelas Sociedades de Oftalmologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Radiologia, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia e Cirurgia Digestiva. O objetivo é estabelecer padrão de qualidade semelhante das provas e possibilitar que cada Sociedade de Especialidade tenha retorno adequado referente aos resultados dos exames.
Estiveram presentes no encontro Aldemir Soares (secretário-geral da AMB), Edmund Baracat (diretor científico da AMB), José Bonamigo (AMB), Renato Pedrosa (Unicamp), Eliane Amaral (Febrasgo) e Alberto Miyazaki (SBOT).
Fonte: AMB