Como o SUS é retratado na mídia? Como é feita a cobertura do sistema pelos grandes veículos de circulação no país? Como SUS e mídia se relacionam? Quais os desafios destes setores? Estas são apenas algumas das provocações que nortearão os debates, com a presença de grandes nomes da imprensa nacional e local, além de pesquisadores da Fiocruz, integrantes do Observatório da Imprensa e pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB).
A conferência de abertura será ministrada pelo repórter Marcelo Canellas, da TV Globo. A programação conta com duas mesas de debate, que discutirão os temas “Como a imprensa cobre o SUS?” e “Os desafios da mídia na cobertura do SUS”, com a participação de jornalistas da Folha de S. Paulo, EBC, Correio Brasiliense e Viomundo, além de pesquisadores e representantes do Observatório Saúde da Mídia da Fiocruz, Observatório da Imprensa, Sindicato dos Jornalistas do DF, Anvisa, Ministério da Saúde, UnB e Fiocruz Brasília. Também serão apresentados dados de um estudo coordenado pela pesquisadora da UnB, Valéria Mendonça, sobre a cobertura do SUS pelo Correio Braziliense, jornal de grande circulação em Brasília. Entre os debatedores, estão as jornalistas Mara Régia (EBC), Conceição Lemes (Viomundo), Leonardo Cavalcanti (Correio Braziliense), Johanna Nublat (Folha de S.Paulo) e Lúcio Mello (Sindicato dos Jornalistas do DF).
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Fiocruz Brasília. O evento, gratuito, é voltado para profissionais das áreas da saúde, imprensa, acadêmicos, estudantes e demais interessados no assunto, e será realizado das 9h às 18h, no Auditório Externo da Fiocruz Brasília.
Seminário Temático As Relações da Saúde Pública com a Imprensa – O SUS na Mídia
Local: Auditório Externo Fiocruz Brasília – Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 (atrás do HUB)
Data: 18 de novembro, das 9H às 18h
Informações: 61 3329-4508 / 4581 / 4752 – Assessoria de Comunicação | www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br | ascombrasilia@fiocruz.br