Socesp Piracicaba promove encontro sobre diabetes

    Diabetes Melitus Tipo 2 – o que todo cardiologista deve saber será o próximo tema de encontro da Regional Piracicaba da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp, que será realizado no dia 19 de novembro, na APM de Piracicaba, com palestra de Heno Ferreira Lopes, professor livre docente pela USP e médico da Unidade de Hipertensão do InCor-FMUSP.

    Segundo a SBEM – Sociedade Brasileira de Cardiologia e Metabologia, o Diabetes caracteriza-se pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. No Diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens. Pessoas com Diabetes tipo 2 têm maior prevalência de alterações do metabolismo dos lipídios, hipertensão arterial sistêmica e doença cardiovascular. Assim, o tratamento adequado do Diabetes pode reduzir a incidência de eventos coronários fatais, entre outros problemas cardiovasculares.

    Atualmente mais de 7,6 milhões de brasileiros sofrem de Diabetes, segundo a Federação Internacional de Diabetes. Dois terços morrem de complicações cardíacas ou cerebrais.

    O presidente da Regional Piracicaba da Socesp, Francisco Ramos Farina, explica que muitos casos de Diabetes tipo 2 poderiam ser evitados com a prática de atividade física regular – que ajuda a controlar a glicemia e a perder gordura corporal – além de hábitos alimentares saudáveis com controle da ingestão de carboidratos. “No evento vamos apresentar condutas terapêuticas para os pacientes diabéticos atendidos em nossa especialidade. A maioria já é portadora de alguma doença cardiovascular”, conclui Francisco Ramos Farina. O encontro é voltado para cardiologistas, clínicos gerais e geriatras. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 3179-0039 / 0049 ou pelo site www.socesp.org.br.

Socesp Piracicaba | Diabetes Melitus Tipo 2 – o que todo cardiologista deve saber

Data: 19 de novembro de 2013

Horário: 20h

Local: APM Piracicaba

Endereço: Av. Centenário, 546 – Piracicaba/SP

Informações e inscrições: (11) 3179-0039 / 0049 | www.socesp.org.br

* acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à Socesp com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.
 

Adicionar comentário