Especialista adverte para descontrole na realização de cirurgias bariátricas

     O médico Rogério Toledo Júnior alertou, em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quinta-feira (10), para a "banalização" das cirurgias bariátricas que visam à redução de peso. Especialista em aparelho digestivo, ele disse que muitas das intervenções desse tipo realizadas no país são desnecessárias.

    O especialista afirmou que os pacientes normalmente desconhecem que depois da cirurgia vão adquirir para sempre uma condição mórbida de má absorção de nutrientes – problema causado pelas modificações na anatomia intestinal.

     – Temos que ser rígidos na informação: a cirurgia vai deixá-los doentes para sempre – esclareceu.

    A audiência foi sugerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS) para debater políticas públicas de combate à obesidade. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em conjunto com o Ministério da Saúde, 50% dos homens do país apresentam excesso de peso, o mesmo ocorrendo com 48% das mulheres, sendo que 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres apresentam obesidade.

    – Lamentavelmente, o Brasil está caminhando para ter a obesidade como epidemia – lamentou Ana Amélia.

    A audiência, presidida pelo presidente da CAS, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), contou ainda com a participação de Silvia Cozzolino, que preside o Conselho Regional de Nutricionista da 3ª Região (SP/MS), e de Patrícia Constante Jaime, coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Adicionar comentário