ES: Simes e Secretaria de Estado da Saúde discutem melhorias para o Estado

Mais de 100 médicos aprovados no último concurso público serão nomeados, nos próximos meses, para atuar nas unidades estaduais. Além disso, o Hospital de Urgência e Emergência, o novo São Lucas, em Vitória, terá obra concluída em 2017. Essas foram algumas das novidades anunciadas pelo secretário de Estado da Saúde, Rogério de Oliveira, em encontro com representantes do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes).

Na tarde da última segunda-feira (18), o presidente do Simes e vice-presidente da FENAM, Dr. Otto Baptista, juntamente com os diretores do Sindicato, participaram de reunião com Ricardo Oliveira. O objetivo do encontro foi o de pautar propostas/reivindicações do Simes e firmar o compromisso em prol da categoria médica servidora da SESA e melhoria da saúde pública capixaba.

Para o presidente do Simes,a reunião foi muito importante para pautar a saúde, de Norte a Sul do Estado. “O Sindicato dos Médicos está em todas as cidades, lutando por melhorias para a categoria e por uma saúde de qualidade para população; por isso, vejo uma oportunidade única para mostrar e pautar, com o secretário estadual de saúde, o que podemos traçar de melhor para os próximos anos. Nossa pauta é extensa e vamos tratar, por exemplo, o caso do hospital HGL, em Linhares, que vive um pesadelo; até outras unidades no Sul do Estado”, enfatizou Dr. Otto.

Respondendo pela pasta, Ricardo reconheceu os problemas na área da saúde. Segundo o secretário, os seis primeiros meses foram para acertar a casa, pois havia muitas contas a pagar. “Estamos trabalhando por etapas. Nosso País e Estado estão vivendo uma crise, não podemos nos esquecer disso. Vamos trabalhar em conjunto com as quatros regiões para melhoria o atendimento à população em todo o Estado”.

Segundo o secretário, o encontro tem o intuito de unir os esforços. “A solução deve ser coletiva. A gestão da saúde é complexa, por isso, devemos pensar na eficiência do gasto e na mobilização de todas as autoridades públicas", afirmou.

Ele lembrou ainda que os encontros têm como proposta demonstrar para a população que o setor da saúde precisa de modelo integrado, e, nesse sentido, necessita da participação dos atores de cada região para superar o conflito entre a falta de recurso e a garantia do direito do cidadão à saúde.

Confira os principais projetos para a Saúde do Estado:

Hospital Geral de Linhares: O Estado já está ciente dos problemas da unidade e estuda estratégias para mudar a situação caótica.

Hospital de Urgência e Emergência (São Lucas): a conclusão do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, o novo São Lucas, em Vitória, ficará para 2017 mas será ocupada gradualmente.

Hospital Geral de Cariacica: é a grande novidade. A obra poderá ser entregue em 2018.

Samu: Entrarão em operação sete novas ambulâncias para ampliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Concurso Público: Nos próximos meses, serão nomeados mais de 100 médicos aprovados no último concurso público do Estado.

Hospital dos Ferroviários terá o número de leitos aumentado. Mais leitos de retaguarda disponibilizados.

Hospital Dório Silva: Até o presente momento, ainda não encontrou argumentos suficientes para a não transferência da UTIN para o HIMABA em Vila Velha. Está disposto em ouvir todos os atores envolvidos.

Adicionar comentário