Na tarde da última segunda-feira (18), o presidente do Simes e vice-presidente da FENAM, Dr. Otto Baptista, juntamente com os diretores do Sindicato, participaram de reunião com Ricardo Oliveira. O objetivo do encontro foi o de pautar propostas/reivindicações do Simes e firmar o compromisso em prol da categoria médica servidora da SESA e melhoria da saúde pública capixaba.
Para o presidente do Simes,a reunião foi muito importante para pautar a saúde, de Norte a Sul do Estado. “O Sindicato dos Médicos está em todas as cidades, lutando por melhorias para a categoria e por uma saúde de qualidade para população; por isso, vejo uma oportunidade única para mostrar e pautar, com o secretário estadual de saúde, o que podemos traçar de melhor para os próximos anos. Nossa pauta é extensa e vamos tratar, por exemplo, o caso do hospital HGL, em Linhares, que vive um pesadelo; até outras unidades no Sul do Estado”, enfatizou Dr. Otto.
Respondendo pela pasta, Ricardo reconheceu os problemas na área da saúde. Segundo o secretário, os seis primeiros meses foram para acertar a casa, pois havia muitas contas a pagar. “Estamos trabalhando por etapas. Nosso País e Estado estão vivendo uma crise, não podemos nos esquecer disso. Vamos trabalhar em conjunto com as quatros regiões para melhoria o atendimento à população em todo o Estado”.
Segundo o secretário, o encontro tem o intuito de unir os esforços. “A solução deve ser coletiva. A gestão da saúde é complexa, por isso, devemos pensar na eficiência do gasto e na mobilização de todas as autoridades públicas", afirmou.
Ele lembrou ainda que os encontros têm como proposta demonstrar para a população que o setor da saúde precisa de modelo integrado, e, nesse sentido, necessita da participação dos atores de cada região para superar o conflito entre a falta de recurso e a garantia do direito do cidadão à saúde.
Confira os principais projetos para a Saúde do Estado:
Hospital Geral de Linhares: O Estado já está ciente dos problemas da unidade e estuda estratégias para mudar a situação caótica.
Hospital de Urgência e Emergência (São Lucas): a conclusão do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, o novo São Lucas, em Vitória, ficará para 2017 mas será ocupada gradualmente.
Hospital Geral de Cariacica: é a grande novidade. A obra poderá ser entregue em 2018.
Samu: Entrarão em operação sete novas ambulâncias para ampliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Concurso Público: Nos próximos meses, serão nomeados mais de 100 médicos aprovados no último concurso público do Estado.
Hospital dos Ferroviários terá o número de leitos aumentado. Mais leitos de retaguarda disponibilizados.
Hospital Dório Silva: Até o presente momento, ainda não encontrou argumentos suficientes para a não transferência da UTIN para o HIMABA em Vila Velha. Está disposto em ouvir todos os atores envolvidos.