AM: Representates da mesa tem última reunião de finalização do PCCS na Seminf

Na quarta-feira (16.09) foi realizada o que seria a última reunião de definições da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) antes do envio a Câmara Municipal de Manaus para aprovação.

Estiveram presentes por parte da gestão, os secretários, de Finanças Dr. Ulisses Tapajós e sua equipe do tesouro Municipal e o de saúde Dr. Homero de Miranda Leão com a subsecretária da pasta Lucilene Souza e ainda dois Procuradores do Município e por parte das categorias da saúde, todos os presidentes de Sindicatos e os representantes titulares da Mesa Municipal de Negociação do SUS.

A notícia da aprovação da revisão do plano já esperada por muitos retrata a situação financeira atual que o país enfrenta, com a crise econômica a arrecadação da Prefeitura diminuiu e devido as demissões no Distrito Industrial os custos alavancaram principalmente para a saúde onde os funcionários demitidos e seus familiares perderam o plano de saúde e se tornaram SUS dependentes. Toda a demonstração de valores, LOA e situação referente a crise foi explanada pelo secretário de finanças nos slides que abriram a reunião como forma de justificar o porquê de não poder se colocar para votação o PCCS.

Os representantes das categorias da saúde demonstraram a insatisfação com a notícia e o presidente do Simeam, Dr. Mario Vianna, diante dos fatos declarou como única solução para resolução da situação é a judicialização tendo em vista que a revisão do plano está prevista na lei para acontecer a cada dois anos e os profissionais de saúde estão aguardando há mais de 8 anos.

Ainda em reunião foi sugerido ao secretário de Finanças que avalie a possibilidade da implantação imediata da revisão e coloque em prática os benefícios que não tem impacto financeiro na folha e seja previsto um período para início dos benefícios com ônus. Ficou definido então que seriam realizadas novas reuniões em separado com cada categoria para que possam apresentar ao secretário e aos procuradores os pontos principais da revisão em cada plano.