Campanha de vacinação contra Influenza começará no dia 30 de Abril

O próximo dia 30 será o dia D contra a Influenza. A mobilização nacional tem com objetivo abrir o periodo de campanha que durará de 30 de abril à 20 de maio de 2016 e irá imunizar pessoas do grupo de risco: pessoas com 60 anos ou mais, crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após parto), trabalhadores de saúde, povos indífenas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população provada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Os indivíduos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, devem receber a vacina, em virtude de ser o grupo com mais risco de adoecer ao serem expostos ao vírus da influenza.

Com esta ação, o Ministério da Saúde, visa reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O publico alvo representará aproximadamente 49,8 milhões de pessoas e a meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza do Programa Nacional (PNI) são vacinas trivalentes que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sem adição de adjuvantes e sua composição é a determinada pela OMS.

Adicionar comentário