Clínica Móvel Geap chega ao Rio de Janeiro com serviços sem cobrança de coparticipação

As beneficiárias da Geap Autogestão em Saúde residentes no Rio de Janeiro podem contar com a Clínica Móvel para realização de consultas ginecológicas e exames preventivos mais próximo ao local de trabalho. A primeira parada do consultório itinerante é no Largo da Carioca (Centro), onde permanecerá até 30 de julho.

Além de consulta com médico ginecologista, a Clínica Móvel oferece exames preventivos de mamografia, ultrassonografia da mama, ultrassonografia obstétrica e transvaginal, sem cobrança de coparticipação. Esta é mais uma ação da Geap para facilitar o acesso das beneficiárias à atenção ginecológica, conscientizar o público feminino sobre a prevenção de doenças e garantir o diagnóstico precoce de doenças como câncer de mama e colo do útero. A iniciativa pretende passar por outros pontos do Rio de Janeiro próximos a órgãos públicos que têm convênio com a Geap.

O consultório itinerante da Geap Autogestão em Saúde que desembarcou na capital carioca, no dia 22 de junho, teve ótima aceitação do público feminino. Nos primeiros dez dias de funcionamento atendeu 175 beneficiárias, totalizando mais de 580 procedimentos entre consultas ginecológicas e exames preventivos.

Segundo a beneficiária Iracema de Souza Meriguetti, esse tipo de ação contribui para um diagnóstico precoce e deveria acontecer constantemente, pois incentiva a busca pelo atendimento. “Gostaria de elogiar a iniciativa da Geap de disponibilizar o atendimento volante às mulheres, sem coparticipação. Fui muito bem atendida, busquei meu resultado da mamografia e tive a indicação de fazer ultra nas mamas, o que foi resolvido imediatamente, inclusive fui tranquilizada pela equipe, o que seria difícil em outras situações”, contou ela.

O projeto de transformar um caminhão num consultório móvel começou em Brasília durante a campanha do Outubro Rosa 2015. Em 42 dias de funcionamento, a unidade atendeu mais de 1.060 mulheres e identificou 17 casos de nódulos mamários, que foram encaminhados para exames clínicos e acompanhamento médico.

“Como o nosso foco é a prevenção, a Clínica Móvel Saúde da Mulher surgiu com o objetivo de incentivar as beneficiárias da Geap a realizar as mamografias bilaterais e detectar o problema antes do agravamento”, explica Luciana Rodriguez, diretora de Serviços da Geap. “Agora os serviços foram ampliados. Estamos oferecendo também consultas e outros exames. Nosso intuito é facilitar a vida de nossas assistidas, pois a falta de tempo não pode ser motivo para descuidar da saúde”, completou.

O consultório itinerante atende no Largo da Carioca (em frente ao metrô, ao lado da cabine da Polícia Militar, no Centro), até 30 de julho. Para saber onde estará o caminhão após esta data, acompanhe a programação pelo site da Geap: www.geap.com.br

O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; aos sábados, das 8h às 12h. Para agendar um horário, basta ligar para (21) 97518-7215 ou (21) 99908 4842.

Adicionar comentário