Nesta terça-feira (27), o presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul participou da reunião Pró-Sus, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF).
O objetivo do encontro foi definir os temas e discutir os detalhes da programação do próximo Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), que será realizado nos dias 29 e 30 de maio, na sede da Associação Médica de Brasília (AMB).
Na oportunidade, as entidades definiram os subtemas e também conversaram sobre possíveis palestrantes. Definiu-se a participação de 300 delegados, sendo 100 escolhidos pelo CFM, 100 pela AMB e o restante pelos sindicatos e federações de todo o país.
O presidente da FENAM, Dr. Jorge Darze ressaltou a importância de que o tempo fosse maior para os debates, pois assim todos poderão expor suas experiências e questionamentos. Além disso, o dirigente falou sobre a importância da divulgação: “É preciso que não só as entidades, mas que todos os médicos do Brasil tenham conhecimento do evento. Diante da grave realidade da Saúde do Brasil, é fundamental a participação de todos os profissionais”, disse.
O presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, Dr. Flávio Freitas Barbosa, lembrou a relevância da participação de parlamentares médicos. “É muito importante a presença de nossos parlamentares, pois são essenciais para que nossas entidades médicas sejam fortemente representadas dentro do Congresso Nacional “, esclareceu.
Confira a divisão dos temas:
1. Mercado de Trabalho de Médico:
A. Setor Público
• Carreira de Estado
• Terceirização e Precarização do Trabalho Médico
• Remuneração
• Paridade Entre Ativos e Inativos
B. Setor Privado
• Reforma Trabalhista e Seus Impactos
• Terceirizações e Precarizações do Trabalho
• Saúde Suplementar e Lei 13003/2014
• CBHPM
2. Ensino Médico
A. Graduação
• Proliferação das Escolas Médicas
• Baixa Qualidade no Ensino Médico
B. Pós-Graduação
• Residência Médica
• Privatização da Pós-Graduação
3. Assistência
A. Condições de Trabalho e a repercussão no atendimento da população
B. Sistema Único de Saúde
• Um Direito Violado
Pró-SUS
É uma comissão composta por todas as entidades médicas nacionais, e tem o objetivo de debater temas relevantes para a carreira médica, como remuneração e mercado de trabalho, além de tratar da organização de grandes eventos, como o ENEM.
Sobre o ENEM
A última edição do ENEM aconteceu em agosto de 2013. A retomada de um dos maiores encontros de lideranças médicas do país é resultado da reunificação do movimento médico nacional. A ideia é assegurar o respeito, a segurança e a valorização aos médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). O próximo encontro de planejamento está previsto para acontecer no dia 6 de abril.