Sinmed-MS faz visita técnica na UPA Vila Almeida

Na noite de ontem (01/04), a unidade visitada pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul foi a UPA Vila Almeida. Na ocasião, o local estava com pouco fluxo de pessoas e atendimentos. Representantes do Sinmed – MS conversaram com médicos plantonistas que, apesar de não estarem vivenciando situações de gravidade, em relação ao novo coronavírus, estão preocupados com os dias que virão.

O treinamento para entubação orotraquial, paramentação e desparamentação e lavagem das mãos, foi solicitada pela categoria. A unidade conta, no momento, com os materiais necessários para realizar a intubação orotraqueal, porém necessita de equipamentos específicos para atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios leves e moderados.

Foi verificado que ainda não há divisão de atendimento por alas dos pacientes sintomáticos respiratórios e os não sintomáticos respiratórios. Essa é uma medida que deve ser adotada em todas as unidades de saúde, equipes específicas devem ser formadas para que tenham prioridade em receber os EPIs adequados para o atendimento aos pacientes infectados, além claro, das medias do dia a dia de prevenção individual, como lavar as mãos com água e sabão, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas, entre outros.

Embora as unidades de saúde ainda não estejam com a demanda alta de atendimentos a pacientes diagnosticados com Covid-19, nossa preocupação é constante, queremos prezar pela sua segurança e de seus pacientes, por esta razão o sindicato está em alerta, 24 horas, com canal direto de comunicação com o presidente, para que dúvidas sejam esclarecidas, demandas atendidas e que você tenha a condição de trabalho adequada para enfrentar esta crise. Juntos podemos vencer esta batalha.

Adicionar comentário