UPA Universitário está estruturada para receber pacientes com novo coronavírus

Com o objetivo de fiscalizar as unidades de saúde e registrar demandas dos médicos que trabalham na linha de frente no combate ao novo coronavírus, o Sinmedm-MS realizou, nesta quinta-feira (02/04), uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Universitário. O local estava com pouco movimento de pessoas. A equipe do sindicato percorreu as instalações e conversou com plantonistas.

Em frente à UPA foram instaladas tendas para o atendimento de pacientes suspeitos de coronavírus, além disso a unidade dispõe das alas de divisão de pacientes sintomáticos respiratórios e os não sintomáticos respiratórios. Todas essas medidas foram tomadas com o objetivo de proteger outros pacientes de um possível contágio.

Em relação aos materiais; as máscaras cirúrgicas para atendimento em geral estão chegando à unidade regularmente, os EPIs para entubação orotraqueal e demais pacientes graves estão separadas na ala vermelha. Solicitamos que estes equipamentos de proteção individual fossem estendidos para os profissionais que lidam com pacientes sintomáticos respiratórios, a gerência nos informou que esta demanda já foi requerida e está em processo de implantação.

Foi constatado que a unidade está bem planejada e estruturada para receber pacientes suspeitos ou contaminados com o vírus. Representantes do sindicato acreditam, que a UPA Universitário seja referenciada como um modelo a ser seguido pelas demais UPAs do município.

 


 

Adicionar comentário