A denúncia é do deputado estadual Paulo Ramos (Psol), que vai protocolar nesta quarta-feira, na Alerj, pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o problema.Segundo ele, a quantidade de medicamentos jogada fora daria para encher três mil carretas. Tudo deveria ter sido distribuído aos hospitais públicos que estão sem remédios e materiais hospitalares.
“Fiquei sabendo que esses medicamentos já eram adquiridos com validade vencida e tiveram as datas adulteradas. Isso é um absurdo. Esse tipo de material é leve, o que significa que compraram muita coisa. É preciso investigar desde a aquisição até a não distribuição”, disse Ramos.
O deputado pretende tratar do assunto nos próximos dias com o procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, que recebe nesta quarta-feira o presidente da Comissão de Orçamento da, deputado estadual Pedro Fernandes (Solidariedade) para também falar sobre o problema. Na segunda-feira, ele esteve na CGA e constatou 300 toneladas de materiais vencidos. Segundo a revista ‘Veja’, 700 toneladas de remédios e materiais hospitalares já foram incinerados entre 2014 e 2015.
Após a reunião no Ministério Público, Fernandes e o deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), que preside a Comissão de Tributação da Alerj, farão uma audiência pública com os secretários estaduais de Fazenda, Julio Bueno, e de Planejamento, Cláudia Uchôa Cavalcanti, para cobrar explicações. Quer saber como o estado está usando os recursos da Saúde. “Entre outras questões, queremos saber porque o contrato com a empresa foi renovado e com redução de 43 % . Será que a margem de faturamento era tão grande assim”, questiona o deputado.
A Log Rio vai receber, por ano, R$ 30 milhões para administrar medicamentos do estado. Na audiência, Fernandes pedirá a convocação dos ex-secretários de Saúde do estado, Sergio Cortes, Marcos Esne Muzafir e Felipe Peixoto para explicar as denúncias. “Há suspeitas de material vencido também em um depósito na Pavuna. Vamos investigar”, disse Fernandes que pretende ir ao local nesta quinta-feira.