Carreira Médica de Estado

Dando continuidade a campanha de divulgação da Carreira Medica de Estado do Amazonas em busca de apoio para sua regulamentação, o presidente do Simeam Dr. Mario Vianna esteve cumprindo agenda política durante toda essa semana explicando a necessidade da categoria por uma carreira que lhe proporcione garantias de trabalho no interior do Estado e também qual é a proposta para como seria a feita a implantação.

Na segunda-feira (22.02) a conversa foi com o autor da EC 80/2013 Deputado Estadual Luiz Castro (Rede) onde foi apresentado o que já se evoluiu com as Comissões de Estudo para regulamentação da Carreira Médica de Estado do Amazonas.

O Deputado parabenizou o Sindicato pela representatividade e por tudo que foi elaborado para ser implantado dentro da Carreira em busca de atrair o médico a estar no interior do Amazonas atendendo a essa população tão carente de atendimento médico e com tantas dificuldades de chegar a capital com chances de buscar um tratamento ou até mesmo de salvar a vida "O Simeam está de Parabéns, foi pensado nos detalhes para que o médico se sinta estimulado e reconhecido, quem ganha com isso é a população, que sofre tanto no interior do estado" afirmou Luiz Castro que reafirmou a parceria com o Simeam na luta pela regulamentação.

Na quinta-feira (25.02) a equipe do Simeam esteve com o Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) o Deputado Estadual Ricardo Nicolau (PSD) para solicitar apoio com a convocação de uma Audiência Pública para tratar do assunto dentro da programação de um evento que o Simeam irá realizar nos dias 1 e 2 de junho, o Fórum para Regulamentação da Carreira Médica de Estado do Amazonas (EC 80/2013).

O Deputado confirmou a participação da Comissão com a audiência e ainda disponibilizou uma sala na Assembleia para a realização da parte expositiva do evento que tem como objetivo reunir parlamentares, profissionais e entidades médicas de todo o país para alinhar as propostas de implantação do modelo na rede pública de saúde do Amazonas “Estamos dando mais um passo para ajudar a Carreira Médica de Estado a sair do papel e contribuir para resolver o problema da falta de médicos nos municípios. Será uma oportunidade para discutir, tecnicamente, todas as propostas e alternativas viáveis e fazer um intercâmbio de experiências”, avaliou Ricardo Nicolau.
Na sexta-feira (26.02) o presidente do Simeam teve a oportunidade de estar entregando ao vice-presidente do Brasil e Presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) Michel Temer o Dossiê da Carreira Médica de Estado do Amazonas e explicando a ele a importância da regulamentação dela para a saúde Pública do Estado, para a população e para a categoria Médica do Amazonas.

Na ocasião, o presidente do Simeam teve a oportunidade de conversar com as Senadoras Sandra Braga (PMDB) E Vanessa Grazziotin (PC do B) solicitando audiência para poder apresentar os trabalhos das comissões de estudo para a regulamentação da Carreira Médica de Estado do Amazonas como mote para a Carreira Nacional.

Ainda durante a programação o Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB) ressaltou a importância de cuidar da população do interior do Estado que sofre com as distâncias desse estado com dimensões intercontinentais "Se viver no Brasil em Ipanema já é difícil, imagina viver no Brasil lá na fronteira como o povo de Tabatinga, na cabeça do Cachorro, São Grabriel da Cachoeira" disse o Ministro ainda citando outros municípios distantes da capital se referindo ao difícil acesso e as complicações da distância geográficas no nosso Estado "São todos guerreiros, eu tenho orgulho de representar esse povo e luto para que eles tenham melhores condições, na saúde, na educação, na segurança…" afirmou Braga.

Na manhã deste sábado, o presidente do Simeam esteve ainda reunido com a Deputada Federal Conceição Sampaio (PP) e da mesma forma apresentou a ela os avanços do estudo da comissão que busca a regulamentação da Carreira. A Deputada que já havia sido convidada a compor a comissão que irá discutir a revisão da Lei Promulgada 70 referente ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Médicos do Estado foi informada que na próxima semana estará sendo enfim fechado o edital de convocação dos membros da Comissão para ser publicado no Diário Oficial.
Na ocasião ainda, referente a regulamentação da Carreira foi levantado a ideia de se trabalhar com duas equipes de saúde para cada interior escolhido alternando em forma de rodizio (a exemplo como ocorre na Petrobras) onde sempre as duas equipes revezariam a permanência no município criando maior vínculo com os pacientes utilizando o transporte da Força Aérea Brasileira, a Deputada se interessou pelo assunto e com o apoio do presidente do Simeam irão entrar em contato com o Comandante do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Machado em busca saber da possibilidade de interesse na proposta de convênio para cobertura aeromédico e de transporte de equipes de saúde nos municípios do Amazonas.

A Deputada informou ainda que na próxima semana será votada a PEC 01 que trata de ampliar os recursos para o orçamento da saúde e que após aprovada facilitará o encaminhamento para conseguirem colocarem em pauta a Carreira Médica de Estado Nacional e se comprometeu em levar a conhecimento da Comissão as propostas da comissão de estudo da Regulamentação da Carreira Médica do Estado do Amazonas e também em realizar o convite ao Deputado Mandetta e ao Senador Caiado para participarem da Audiência Pública que vai tratar do assunto dentro do Fórum que será realizado pelo Simeam.

VEJA A PRÉ-PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM

FÓRUM SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA MEDICA DE ESTADO DO AMAZONAS (EC 80/2013)
Programação:
Dia 01 de Junho
8h – Credenciamento
9h – Abertura Solene – Composição de mesa com autoridades presentes

Palestra 1 – EC 80/2013
Palestra 2 – A proposta de regulamentação do Simeam
Palestra 3 – Projeto piloto para 5 municípios do Amazonas
Palestra 4 – A Carreira Medica de Estado e suas peculiaridades regionais
Palestra 5 – A Carreira Medica de Estado uma proposta da ABMM
Palestra 6 – As Especialidades Medicas no contexto da CME
Palestra 7 – Os Hospitais de Guarnição do Exército Brasileiro como Modelos de Unidades de Saúde para o Interior do Amazonas
Tema 8 – O Desafio da Pós-Graduação Medica no interior da Amazônia na busca da fixação de especialistas
Tema 9 – A Graduação Medica e o Compromisso de Interiorizar! Uma Questão de Quantidade e ou Qualidade?
Tema 10 – Modelos de Unidades de Saúde Flutuante como Solução de Logística de Saúde para o Interior da Amazônia
Tema 11 – Mesa Redonda- A LOGÍSTICA DE SAUDE PARA O CENÁRIO AMAZÔNICO
Visão do SIMEAM
Visão da AMB
Visão da FENAM
Visão do CFM
Visão da CONFEMEL
Visão da SUSAM
Visão do CMA
Tema 12- Palestra Magna – Saúde, Desenvolvimento e Soberania
Dia 02 de Junho
Audiência Pública na ALEAM para tratar da Regulamentação da Carreira Medica de Estado do Amazonas e Comemoração dos 33 anos do Simeam.

Com a Participação das entidades médicas Nacionais (Associação Medica Brasileira-AMB, Conselho Federal de Medicina-CFM e Federação Nacional dos Médicos-FENAM ), bem como Senadores e Dep. Federais do AM, ALEAM, CMM, Associação dos Municípios do AM, CONASS, CONASEMS, CES, CREMAM, UNIVERSIDADES, Sociedades de Especialidades Medicas, Cooperativas/Empresas de Especialidades Medicas, MPF, MPE, DPE, DPU, TCE, TJA, OAB AM, ABMM, FFAA, e outras instituições.

Adicionar comentário